Já falei aqui da Claudia Regina, fotógrafa de Curitiba, dona do Dicas de Fotografia e cujo trabalho eu A-DO-RO! A Claudinha é uma pessoa super bacana e tem um trabalho lindo, vale a pena ir lá no blog dela conferir!

E foi nesse blog dela que eu descobri o trabalho da Special Kids Photography. A Special Kids Photography do Brasil é o braço latino-americano da Special Kids Photography of America, comandada por aqui pelo fotógrafo Rubens Vieira, e é um projeto que visa capacitar fotógrafos ao redor do mundo para atender com excelência famílias de crianças com necessidades especiais.

A ideia da Special Kids surgiu da necessidade de uma mulher chamada Heidi Lewis, após ter passado por dificuldades ao querer fazer fotos profissionais de seu filho Taylor, que tinha 1 ano e sofria de um distúrbio do tecido conjuntivo. Apesar de ter conseguido convencer um fotógrafo a fazer as fotos de seu filho, Heidi teve contato com diversas histórias de outros pais que passaram pelo mesmo problema com fotógrafos e isso despertou nela a vontade de desenvolver um projeto de capacitação para fotógrafos do ponto de vista dos pais de uma criança especial. Atualmente, o principal objetivo da SKP é utilizar a fotografia como meio de inclusão social e produzir material fotográfico de qualidade que atenda às expectativas das famílias de crianças especiais, além de capacitar os fotógrafos e apresentá-los ao mundo, ao dia-a-dia dessas famílias.

No último dia 11 de dezembro, eu pude me unir a um grupo fera de fotógrafos que abraçaram essa causa e querem poder não só crescer profissionalmente, mas também poder atender com mais conhecimento um pai, uma mãe de uma criança com deficiência. Mais do que um workshop de fotografia, foi uma excelente oportunidade para fazer amigos, conhecer um pouco mais sobre doenças diversas – como síndrome de down, autismo, paralisia cerebral, etc. – trocar experiências, comer um lanchinho super delicioso, desvirtualizar amizades (né, Lu?) e refletir.

Em vários momentos pensei na fragilidade da vida, na incerteza das coisas… Principalmente quando ouvi uma verdade: “Os pais de crianças especiais querem ter fotos lindas do seu filho, como qualquer pai, mas principalmente porque não sabem por quanto tempo mais poderão ter seu filho em sua companhia”. Dói, dá um nó na garganta, mas é verdade. E tive a certeza de estar no lugar certo, podendo me capacitar para levar a alegria da minha fotografia à todos que quiserem. :)

Muito feliz de fazer parte dessa família e de poder ajudar nessa causa.

Super beijos e um ótimo restinho de fim de semana! ;)

Sobre Ana Telma

Sou uma pessoa apaixonada pela vida. Pela minha fotografia, pelo meu amor, pelos meus amigos, pela minha família, pelos meus gatinhos, pela minha casa, pela minha cidade, pelo meu país. Viciada em televisão, internet, chocolate e café. De bem com a vida na maior parte do tempo... Contente com o mundo e feliz!!

5 comentários

  1. Thaysa em 30 de janeiro de 2011 às 17:28

    Que lindo!!!!!!!!!!! Nossa que projeto emocionante! Parabéns por fazer parte dele!
    Dá um nó na gargante mesmo pensar que estes pais não sabem qt tempo podem ficar com as suas pedras preciosas :(
    Quando fizer o seu 1° ensaio coloque aqui pra gente ok???????????????????
    Parabéns por essa conquista, pelas passadas e pelas futuras!!!
    Super beijos

  2. Beta em 30 de janeiro de 2011 às 17:41

    Cara, é demais o trabalho da SK. E é um prgulho fazer parte do time!
    Eu fiz o WS em 2009, mas acabei não me credenciando, os ensaios seguintes acabaram não pintando, só fiz um e o ano de 2010 foi confuso e não pude me dedicar. MAs só de ter podido estar em uma das turmas já me sinto uma privilegiada!
    Parabéns pela conquista!! Primeiro de tudo faz bem pra alma e pro coração! ;)
    Bjks, Beta

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Ana Telma Furtado, Kid!Design. Kid!Design said: Simplesmente o máximo!!! Reportagem sobre o "Special Kids Photography"no blog da @anatelma https://anatelma.com.br/special-kids-photography/ […]

  4. RubensVieira em 1 de fevereiro de 2011 às 19:26

    Oi Ana.

    Como é bom ver esse post e perceber o quanto juntos, todos nós podemos fazer diferença.

    como digo sempre: Bem-vinda à família SpecialKids!!!

  5. Eliezer em 4 de fevereiro de 2011 às 21:54

    Bacana!… Muito legal!

Deixe um Comentário